Petrópolis
Petrópolis, a cidade que encantava D. Pedro II, ainda fascina pelo seu charme e beleza natural da região. A Cidade começou a ser construída nos anos 1840, por determinação do Imperador.
Hoje, a cidade é também um centro gastronômico e importante polo turístico do Rio de Janeiro. Entre as atrações estão o Palácio de Cristal, a catedral de São Pedro, o Museu Imperial, passeio de charrete pelo centro histórico e a casa de Santos Dumont.
Mais: Mapa de Petrópolis ►
O Palácio de Cristal em Petrópolis, inaugurado em 1884. Foi construído em Saint-Sauvers Les Arras, na França, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, casado com a Princesa Isabel.
Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Construção iniciada no final do século 19, sob o patrocínio de D. Pedro II.
Palácio da Câmara Municipal de Petrópolis, construído na segunda metade do século 10. Em primeiro plano, o Chafariz da Águia.
O Museu Imperial, criado em 1940, antigo palácio de verão da família real. Prédio concluído em 1854. O Museu abriga peças de imenso valor histórico e cultural, incluindo a coroa de D. Pedro II e a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Inclui também biblioteca e espaços para eventos (foto divulgação).
Jardins do Museu Imperial.
Embaixo, o Palácio Quitandinha. Construído em 1944, em estilo normando, para ser um grande cassino hotel. Em 1946, entretanto, o presidente Dutra proibiu o jogo no País. Atualmente é usado para eventos, congressos e shows.
Petrópolis
Copyright © Guia Geográfico - Rio de Janeiro Turismo. |